O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), alertou para mais uma “Semana Santa de horrores” que os baianos deverão enfrentar na saída para o feriadão ao acessar as rodovias federais administradas pela ViaBahia e o sistema ferry boat, que faz a travessia Salvador-Itaparica.
“Não dá pra continuarmos pagando pedágio, porque a ViaBahia praticamente já se retirou do estado e nós teremos mais uma Semana Santa de horrores nas estradas da Bahia. Eu costumo dizer que é uma tragédia anunciada, a partir de quarta-feira eu convido a todos os colegas para acompanharem as praças de pedágio da BR-324, essa rodovia que ainda está sob a pior concessão do país, que é a ViaBahia. Uma concessão que nada fez pela Bahia nem pelos baianos, a não ser levar o nosso dinheiro nas praças de pedágio”, declarou Correia durante sessão plenária nesta terça-feira (15).
“Nesses 15 anos já era para a BR-116 estar totalmente duplicada pelo governo federal, mas a Bahia ficou de fora na expectativa que essa concessão o fizesse, e não o fez. Nos outros estados a BR-116 é duplicada”, lembrou o líder da oposição, ao pontuar que a concessão foi gestada no último ano do governo do presidente Lula e assinada 15 anos atrás na gestão da então presidente Dilma Rousseff.
“A BR-324 já deveria ter mais uma faixa adicional e a ViaBahia brinca com a cara dos baianos, roubando o nosso dinheiro e levando agora do governo federal quase um R$ 1 bilhão a título de indenização por ser forçada a deixar um contrato onde ela não cumpriu quase nada”, emendou.
Sobre o sistema ferry boat, Tiago Correia destacou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda não cumpriu a promessa feita há mais de dois anos de adquirir novas embarcações.
“Eu convido a todos os colegas, ao governador, aos secretários para verem a fila que vai se formar nesse decadente transporte ferry boat. O governador, antes mesmo de assumir o governo, em dezembro, anunciou que compraria duas novas embarcações no ano seguinte no primeiro ano de governo e até agora nada. Enquanto isso, os baianos sofrem nessas embarcações totalmente deterioradas, sujas, que não oferecem nenhum conforto”.
“É assim que a gente começa a nossa Semana Santa, trazendo esse alerta, convidando todos para verem essa tragédia anunciada e pedindo que o governador se debruce sobre esse tema, afinal de contas já teve uma licitação que foi cancelada, fizeram outra, deu deserta. Impossível que apenas aqui na Bahia a gente não consiga solucionar esse problema que se arrasta há muitos anos. Já vamos no 19º décimo de governo do PT e continuamos com esse ferry boat horroroso, esse transporte que coloca em risco a vida do nosso povo”, completou Tiago Correia.
Fonte: Política Livre.