O deputado estadual Cafu Barreto (PSD), representante da macrorregião de Irecê e integrante da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), criticou nesta quinta-feira (17/04) a lentidão das ações do governo estadual no enfrentamento à seca que atinge duramente o interior da Bahia.
Segundo o parlamentar, as promessas feitas ainda não chegaram à ponta, e o agravamento da crise foi impulsionado pela recente alta de 25% no preço do milho vendido pela Conab, que passou de R$ 60 para R$ 75, afetando diretamente os pequenos produtores.
“Esse preço aí gerou um desconforto muito grande lá para os agricultores. Como é que pode? Tem que ter uma ação melhor”, afirmou Barreto.
Cafu relatou que, no último encontro, o governador Jerônimo teria sinalizado com a preparação de ações emergenciais, mas nenhuma medida concreta foi implementada até o momento.
“A ajuda ainda não chegou na ponta, mas eu acredito que depois do feriado da Semana Santa deve agilizar. Não é possível”, disse. Cafu também lamentou a ausência de medidas mais efetivas do governo federal, citando a burocracia como um dos principais entraves.
“Era para conseguir, né? Mas a dificuldade é muito grande. […] O que nos resta é ter um pouco de paciência. A gente tá sempre cobrando, mas a dificuldade é grande. É coisa pra ontem, não é pra ficar pensando, sonhando”, concluiu.