Um barbeiro de 24 anos foi morto a tiros na tarde de sexta-feira (18), em uma praça do bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Thauan Lima Santos. Testemunhas contam que o jovem tinha parado para falar com amigos, que jogavam um “baba de saia”, confraternização de moradores da região, quando foi morto.
De acordo com as testemunhas, os autores do crime chegaram no local em um carro. Após atingirem Thauan, fugiram.
A família informou que não sabe o que pode ter motivado o assassinato, porque o barbeiro não tinha envolvimento com a criminalidade. Eles acreditam que o alvo pode ter sido outra pessoa ou que o jovem foi confundido.
“Ele dizia que ia vencer sendo preto, do cabelo crespo e com a roupa folgada. A maior arma que Thauan tinha era a arte dele”, contou a amiga da família, Fabiane.
“Nós perdemos verdadeiramente alguém que faria diferença em toda comunidade preta. Não perdemos só mais um preto para estatística, perdemos um menino buscador dos seus sonhos e que sonhava em vencer com outras pessoas”, lamentou.
Thauan Lima Santos, além de trabalhar como barbeiro, era estudante de artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde cursava o 2° semestre. No bairro, ele costumava a inspirar jovens a realizar sonhos, empreender e estudar.
O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento dele.
A autoria e motivação do crime são investigados pela 2ª Delegacia de Homicídio (DH/Central), fica no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na manhã deste sábado (19), moradores bloquearam a via e queimaram pneus na entrada do bairro, com pedidos de mais segurança. A manifestação foi encerrada por volta das 11h40. O policiamento na região está reforçado.